Organização do Curso

O curso de Engenharia de Transportes e Logística foi planejado sob a abordagem da mobilidade de pessoas e cargas perante diversos aspectos, tais como: da expansão e dinâmica das cidades e regiões, da sustentabilidade e dos modelos de deslocamento e distribuição.

A formação do Engenheiro de Transportes e Logística é auferida aos estudantes que concluírem com rendimento suficiente, as disciplinas de conteúdo básico, profissionalizante e específico que caracterizam a modalidade, dispostos em dez semestres, correspondendo a cinco anos de formação.

Desde o início o curso já traz conteúdos profissionalizantes e específicos, permitindo que o estudante possa ter maior contato com os temas da sua área de formação profissional. A carga horária visa o aprofundamento de conteúdos demandados pelas áreas de Transportes e Logística em novos contextos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos.

No entanto como toda engenharia, no curso de Transportes e Logística, há os conteúdos básicos que compreende aproximadamente 30% da carga horária mínima e compõe disciplinas de cálculo, física, desenho, computação, estatística, química, ética, economia, entre outras.

Há também a oferta de disciplinas Optativas, as quais são de livre escolha dentro de blocos temáticos, que são: Operação Ferroviária e Metroviária, Indústria Automotiva, Indústria Naval e matérias relacionadas a Comunicação e Expressão.

Integram-se também atividades complementares, sejam estas de ensino, de pesquisa ou de extensão. Ainda há as disciplinas que poderão ser de livre escolha do estudante, que poderão ser integralizadas como atividades complementares.

Nas fases finais, há o desenvolvimento Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o Estágio Curricular Obrigatório.

*Para mais detalhes sobre o curso, visite a página: Projeto Pedagógico na Integra  (barra lateral à esquerda).