Contextualização

O Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da Universidade Federal de Santa Catarina é uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão destinada à formação de pessoas de alta competência técnica e gerencial, com foco no desenvolvimento de sistemas técnicos no campo automotivo, metroviário, ferroviário, marítimo, fluvial, aéreo e espacial. Além disso, a formação foca no estudo de cenários e projetos para resolver problemas de infraestrutura, operação e manutenção de sistemas de transporte. Trata-se de uma iniciativa que visa propiciar a produção e a disseminação de conhecimentos relativos às engenharias relacionadas com a temática mobilidade, tanto no contexto veicular quanto da infraestrutura de transportes.

Para ingressar no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia ou em uma das modalidades das engenharias oferecidas pelo CTJ, os postulantes participam do processo seletivo realizado anualmente. As vagas são distribuídas conforme a disposto abaixo, sendo metade das vagas em cada semestre:

Bacharelado em Ciência e Tecnologia – (60 vagas)
Engenharia de Infraestrutura – (50 vagas)
Engenharia de Transportes e Logística – (50 vagas)
Engenharia Naval – (50 vagas)
Engenharia Aeroespacial – (50 vagas)
Engenharia Automotiva – (50 vagas)
Engenharia Ferroviária e Metroviária – (40 vagas)
Engenharia Mecatrônica – (50 vagas)

Formar engenheiros é o foco principal do CTJ. Os cursos de graduação do Centro Tecnológico de Joinville têm um planejamento pedagógico com formatação própria, fundamentada nos seguintes princípios:
– Organização das disciplinas por núcleos de conhecimento, com um núcleo comum de disciplinas entre os cursos (ciclo básico de formação) e disciplinas nos ciclos específicos de formação de cada curso;
– Organização de disciplinas com temas transversais;
– Viabilização de estágios não-obrigatórios e obrigatórios, para complementar o conhecimento acadêmico;
– Integração vertical e horizontal dos professores;
– Proposição de trabalhos de conclusão de curso direcionados a área selecionada pelo estudante;
– Oferecimentos de atividades complementares, que possibilitem ao estudante a integração com a pesquisa e extensão.